3 de Maio- 165 anos de fundação da Congregação das Irmãs Servas de Maria

0 comentários
A Congregação das Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria foi fundada pelo Bem-Aventurado Edmundo Bojanowski no dia  03 de MAIO de 1850, na Polônia.
A Espiritualidade e carisma da Congregação tem na atitude do Servir sua principal iluminação. Desejando seguir Jesus Cristo, enviado por Deus e obediente ao Pai, que renunciou a si mesmo e assumiu um comportamento de Servo (cf Fl 2, 7-8), as Irmãs Servas de Maria entregam-se a Deus especialmente em sua atitude de servir.     
O amor pelos seres humanos nos aproxima de Cristo que deu Sua vida por todos, porque compreendeu que veio não para ser servido, mas para servir incondicionalmente. Inspiradas na espiritualidade do Fundador, nutrimos grande confiança na Providência Divina e na sua Misericórdia, que tudo guia e justifica.
No decorrer dos seus 165 ANOS de história, a Congregação vem realizando sua missão evangelizadora no mundo. A expansão da Congregação deu-se rapidamente. A repercussão dos trabalhos realizados pelas Irmãs foi favorável ao seu desenvolvimento e, em pouco tempo, a Congregação estava em condições de atender às inúmeras solicitações vindas de diversos locais da Polônia e fora dela.
Durante este próspero florescimento, o país foi dividido em três partes devido a questões políticas, impedindo a ligação das Irmãs entre si, resultando, mais tarde, na formação de quatro Congregações. Cada qual passou a se organizar de forma independente, mas, mais do que nunca, unidas através da Espiritualidade e do Carisma. Inúmeros foram os esforços do Fundador para manter a Congregação unida, mas como as determinações dos governos estavam além do seu desejo e forças, Edmundo investe na união através da Espiritualidade e Carisma. Era a partir do coração que Edmundo acreditava que as Congregações permaneceriam unidas.
 Estes quatro ramos juntos estão presentes em 16 países: Polônia, Tchecoslováquia, África, Estados Unidos, Camarões, Canadá, Bolívia, Brasil, Suécia, Kazaquistão, Bielorússia, África do Sul, Zâmbia, Dinamarca, Alemanha, Itália, realizando o mesmo Carisma e motivadas pela mesma Espiritualidade.
Em 1991, houve a solene fundação da Federação das Servas da Imaculada Conceição da V. Maria, organização que reúne os quatro ramos os quais hoje conta com aproximadamente 3.500 membros.

Atualmente, no Brasil, estamos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e com a certeza de que a mão providente de Deus Pai está sempre a nos conduzir, trilhamos a nossa  jornada, escrevendo com amor a  história de nossa Congregação.


Postar um comentário