14 anos de Beatificação de Edmundo Bojanowski

0 comentários

  “Tudo o que fizerdes, faça-o em nome de Deus e para Deus" (Bv.E.B)

 
No dia 13 de junho celebramos 14 anos de beatificação do Fundador de nossa Congregação, Bv. Edmundo Bojanowski.
            É motivo de alegria reconhecermos nosso Fundador como homem dedicado a Deus em toda a sua obra e hoje nosso intercessor junto a Deus.
             Pai Emundo, como foi chamado pelas primeiras irmãs, tem muito a nos ensinar, e entre grandes virtudes por ele vividas, recordamos a profunda confiança em Deus que brota da convicção de que somos amados por Ele. Confiamos verdadeiramente quando aceitamos tudo como expressão do amor de Deus por nós. O caminho do amor de Deus, em relação a cada uma de nós, muitas vezes é difícil de ser compreendido e aceito.
Por isso a confiança é um dom do amor do coração humano. Quem ama confia e Deus, mesmo não vendo nada e sem saber o que vai acontecer, hoje e amanhã, em relação ao desenrolar dos fatos. E assim a pessoa é abençoada porque confiou em Deus. 
O Bv. Edmundo, todos os dias demonstrava possuir uma grande e incondicional confiança filial em Deus. Lemos em uma de suas cartas dirigidas ao Pe. Mariano Kamockiego: “Todas as nossas forças devem ser direcionadas para a difícil tarefa de recolher o dinheiro necessário para a compra da casa. Praticamente com as mãos vazias, mas com a plena confiança em Deus, vamos começar a nos empenhar”.
Nos momentos tristes e de insucessos, confiantemente voltava-se a Deus e prontamente aceitava o sofrimento. Uma vez escreveu a seguinte reflexão: “Voltando não sentia forças para realizar qualquer trabalho. Mesmo escrevendo essa carta me é difícil concentrar o pensamento e é difícil escrever uma boa palavra (...). Há pouco tempo registrei dias alegres e encontrei consolação, e hoje, por que não deveria aceitar as situações tristezas e pesadas para o coração?”(D. 13/05/1853).
Lemos em seu diário: “A Irmã E. chorava diante de mim, após ter recebido a carta de seu pai, na qual novamente diz que no final do terceiro ano, isto é, entorno da festa de Pentecostes, viria buscá-la. Procurei acalmá-la e recomendei que fervorosamente rezasse a Deus, pois o Senhor Deus tudo pode fazer para o melhor”(H. s. 79).
Para uma vocacionada, Jadwiga Glowacz escreveu: “Comunico-te, minha filha que irei me esforçar o mais depressa possível para preparar um lugar para você. Talvez, aconteça mais rápido do que imaginamos (...). E no mais não te preocupes demasiadamente e deixe tudo ä disposição de Deus”(Carta, 24/01/1859).
Na sua carta à Irmã Leonia Jankiewicz lemos: “Tuas palavras cheias de humildade trouxe-me verdadeira consolação. Tua entrega a Deus me traz alento e com fidelidade e confiança em Deus suportas esta dura provação. O Senhor Deus tudo transformará pelo melhor”(Carta 29/08/1865).
Em toda a vida do Bv. Edmundo podemos ler um constante crescimento na confiança em Deus e se tornava, dessa forma, cada vez mais um instrumento perfeito nas mãos do Pai. Deus, através dele, realizava grandes maravilhas na vida das suas Irmãs e também na vida das crianças, doentes, órfãos  pessoas as quais ele acolhia e ajudava.
Hoje o Bv. Edmundo nos inspira a desenvolvermos uma profunda confiança em Deus. Somos frágeis e precisamos contar com Deus e com pessoas que nos ajudem a caminhar. A confiança é a mais plena e profunda expressão de nossa fé e amor a Deus.Olhemos para o Pai Edmundo e aprendamos dele a confiar na presença carinhosa de Deus em nossa vida e através de nós na vida de tantas pessoas.   
   Pai Edmundo, vem ensinar as tuas filhas o Cristo imitar”
Ir. Karina Skorek


Postar um comentário