CONGREGAÇÃO


HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO

Edmundo, apóstolo leigo, soube atender os apelos de Deus e as necessidades mais urgentes da época. Tinha um profundo amor a Pátria. Empolgado pelo amor e compaixão que vivia e sentia pelas crianças órfãos e doentes e como a moral estava decaída entre o povo, Edmundo iniciou em 1844 a obra com 3 moças simples da colônia. Fundou o Amparo para crianças num bairro pobre. Às jardineiras confiou todo o trabalho de educação das crianças. Sua fonte de sustento era o trabalho das jardineiras junto ao pessoal da lavoura.
O cuidado dos doentes e crianças era gratuito. “Obra de Caridade.”
Edmundo era para as jardineiras pai, mãe e educador. Delicado mas exigente.
Uma senhora ofereceu sua casa a Edmundo para fundação do 1° amparo. Em 1849 fundou outros amparos. Nesse mesmo ano na Polônia surgiu uma terrível epidemia de cólera. Edmundo colocou toda a sua força para o bem desses doentes. Ele mesmo andava de casa em casa, levando remédios, dando assistência e providenciando sacerdotes para os agonizantes. Era urgente também a presença de pessoas que socorressem os órfãos cujos pais morriam por vítimas da cólera. Sentindo a necessidade de um contínuo auxílio de enfermagem e a urgência para atender as crianças órfãos, deixadas pelos pais mortos pela cólera, Edmundo toma a iniciativa de solicitar 3 Irmãs da Caridade do Instituto de São Vicente de Paula para atender as necessidades do povo.
Edmundo sentia pena das crianças e dizia a seus amigos: “Quando um miserável passarinho cai do ninho, da pena seu chorar, como não teríamos nós de nos compadecer desses órfãos que choram?” Preocupou-se principalmente com a parte moral e religiosa das crianças. (A formação é fundamental).
Edmundo dizia: “Os amparos devem ser alívio para todos, peso para ninguém.
” Chamava as crianças: “TESOUROS DO CORAÇÃO DE JESUS”.

O estimulo veio em um sonho: Certa noite Edmundo estava de vigília ao lado do leito de um enfermo. Em sonho passeou com seu antigo professor, o Pe. Siwicki, por entre campos e aldeias. Das casas abandonadas, sai um grupo de crianças chorando. Seu ex-professor diz: Pegue-as! Elas são suas! Por que minhas? Perguntou Edmundo confuso. O esteitor do doente o acorda, mas, este sonho não lhe dá sossego. Elas precisam de mim, diz a si próprio, elas vem ao meu encontro. Edmundo se colocou a disposição de Deus e dos sofredores e a 3 de maio de 1850 funda a Co
ngregação das Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Deu-lhe este nome em gratidão pela cura recebida na infância. Em sua vida sentiu profundamente a presença maternal de Maria e tinha grande estima e carinho filial na Serva do Senhor e a escolheu como Padroeira Principal da Congregação. (Imaculada Conceição).
A origem da Congregação brotou do profundo amor ao próximo que Edmundo vivia e experienciou.
Em 1856 fundou o primeiro noviciado da Congregação que ficou sob a direção dos Padres Jesuítas. A Congregação animada com o espírito apostólico do Fundador e o calor de sua dedicação desenvolveu-se rapidamente, mas, como a Polônia sempre foi um país sofrido e dominado por países vizinhos (Kulturkanfu, guerra contra a cultura e a perseguição dos outros países) a Congregação dividiu-se em 4 ramos. (Rússia, Áustria, Alemanha e Polônia).

Esta separação teve muita influência no desenvolvimento da Congregação e causou grande sofrimento ao Fundador que muito lutava pela unidade da Congregação. Nós pertencemos ao primeiro ramo, original da fundação, o mais sofrido por causa das perseguições constantes dos alemães e mais a 1ª e 2ª Guerra Mundial, onde nossas Irmãs tiveram que ceder suas casas aos soldados alemães e aos flagelados e mesmo as irmãs muitíssimas morreram.


 O Fundador aponta meios para viver a espiritualidade.

1)      ORAÇÃO: Voltamos para Deus que é força em cada circunstância da vida, principalmente no sofrimento e no apostolado.
2)      ACEITAÇÃO DA VONTADE DO PAI: Reconhecer e descobrir seus planos e assumi-los com generosidade e firmeza.
3)      DEVOÇÃO FILIAL E AMOR A MARIA: Mãe e intercessora, exemplo de abandono e fé. Que as Servas reflitam os mistérios de Maria, abracem e imitem suas ações na vida concreta.
4)      CONFIANÇA NA MISERICÓRDIA, AMOR E PROVIDÊNCIA DE DEUS: Alegrar-se em poder ser instrumentos do Amor e da Providência de Deus.
5)      AMOR FRATERNO: Minhas irmãs, Amai-vos... sede entre vós como uma família santa, compreendei-vos e perdoai-vos, assim deis provas que sois de Deus.
                 Capela dedicada ao Pai Fundador - Ilópolis/RS


Postar um comentário