0 comentários

                          MARIA, MÃE DE  DEUS

No dia 24 de março celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor. 
Somos  convidadas a mergulharmos  no mistério da anunciação contemplando a manifestação de Deus à humanidade pela  Encarnação do Verbo.  . A anunciação é, a revelação do mistério da  encarnação no inicio de  sua realização sobre a terra. Maria, por  sua  disponibilidade  de  coração, acolhe em seu ventre o Verbo de  Deus, tornando-se a Mãe de Deus- Theotókos.

São Paulo fala  do grande mistério de Cristo que, no momento  culminante  da história do mundo, vem enviado pelo Pai à  humanidade para  fazer-se, também ele,  completamente humano. “Quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção (Gl 4, 4-5).  
“A  visita do Senhor  ao seu povo já havia sido anunciada com insistência  pelos  profetas. Quanto a isso  não haviam  dúvidas. Mas  o modo  como o Senhor  apareceria   continuava  mistério. E  aqui  se manifestou  a novidade.  Ele  não passou  pela  humanidade, mas  aqui se deteve;  não se dirigiu  às pessoas de  fora,  mas se   fez  humanidade e  assumiu  tudo de  dentro. Mostrou-se Deus  de  homens, falando e agindo  no próprio coração da experiência  humana. “[1]
Na anunciação, Maria entrega-se completamente a Deus, manifestando a “obediência da fé”. Respondeu com todo o seu “eu” humano feminino, e nessa resposta de fé estavam contidas uma  perfeita cooperação com  a graça de Deus e uma perfeita disponibilidade à ação do Espírito Santo, o qual  aperfeiçoa  continuamente a  fé mediante seus  dons.[2]
Através da narração de Lucas, percebemos que Deus vem  ao  encontro de Maria, fazendo-lhe sentir que  Ela é  a Cheia de  graça, a  Amada de  Deus.  Ela crê  na palavra do anjo, e sente-se por  uma íntima experiência  Amanda  de Deus. Maria experienciou no mais intimo de si o que  nos  diz São João: “Não fomos nós  que  amamos a Deus, mas  foi Ele  que  nos amou”(1Jo 4, 10).
O Mensageiro de Deus Diz: Alegra-te!  Convida-a  a  alegria  pela   presença  misericordiosa e   salvífica de Deus  entre   o seu  povo.  Cabe  a  ela  alegrar-se  porque   o Senhor  está com ela para  estar  com o seu povo.  O mistério anunciado  é de alegria, pois  é o mistério de Cristo. Diz ainda: Kecharitoméne! -Palavra grega que significa: Cheia  de  graçafavorita, privilegiada, sumamente  amável, cheia de  beleza e  encanto. Cheia  de  graça significa, repleta de Deus.
No relato da  anunciação podemos  identificar dois  movimentos: Deus  que  dialoga mediante seu Anjo com Maria,  para significar  que a presença do Espírito  se realiza em um encontro respeitoso feito de chamado e   resposta e Maria que com seu Fiat  se converte em expressão do Espírito
Pela resposta obediente e cheia de fé, dada sob o impulso e  a força  do Espírito Santo, Maria  se  torna Mãe de Deus e Mãe da Igreja porque  acolhe o Verbo do Pai.  
A anunciação envolve também o silencioso futuro marido, José (Mt 1, 18-25). José, diante  da revelação em sonho, da  gravidez  de Maria, passa  por um momento de crise, mas  age  sempre buscando o bem, inspirado  por Deus. José  é  chamado de “homem justo”. Sua justiça  não se baseia na lei, mas na  misericórdia. Ele acolhe   humildemente  o mistério, que  está além de  sua compreensão[3].


Oração
Senhor, na  tua  presença me alegro, como uma  criança diante  do brinquedo desejado. E tu brincas  comigo, e eu  contigo. Em ti me  alegro, pois tu és a  grande  Boa-Notícia.  Obrigada  por receber tantos dons.  Sinto muitos  sinais do teu amor e da  tua  misericórdia  na minha  vida. Assim, venho, agradecido  me alegrar na  tua  presença. E,  como Maria,  digo que  podes contar   comigo. Quero ajudar  a realizar  teu sonho sobre a  humanidade. Eis-me  aqui,  como  tua serva. Eu quero que faça em mim segundo a  tua  vontade.tu estás comigo. Teu Espírito repousa sobre  mim. Tu  estás  em mim. Ouço  a tua  voz:Alegra-te, agraciada, o senhor está  contigo! Eis-me aqui![4]




           



[1] MORI, E. G. Anunciação do Senhor . In. Dicionário de  Mariologia.  São Paulo: Paulus, 1995. pg. 99.
[2] BACCARANI, Alfonso M. Maria  caminha   conosco. São Paulo: Paulinas, 1994. p 28.
[3] MURAD,Afonso. Maria, toda de Deus e  tão humana. São Paulo: Paulinas, 2004. p.28.

[4]Idem p. 36.


Postar um comentário