OUVIR OS CLAMORES

0 comentários


Em Mc 10, 46-52 temos a narração da cura do cego Bartimeu. Este está a beira do caminho e grita por compaixão. “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Mesmo repreendido continua a gritar. Jesus, então, pede que o tragam  até Ele. Então, Jesus lhe pergunta: “Que queres  que te  faça?” E o cego responde: Que eu veja novamente!
Jesus está continuamente atento aos clamores dos sofredores e convida aos que com ele estavam a também prestar atenção no que os cerca. Jesus solicita que tragam o cego até ele. Chama a comunidade à responsabilidade de aproximar os sofredores de Jesus. Assim a comunidade se torna mediadora- “Coragem, Levanta-te, Jesus te chama.” Esse é um desafio constante a todos nós: aproximar as pessoas de Jesus.  
A atitude de Jesus nos ensina a sermos pessoas de compaixão. A medida que vivemos a experiência da  compaixão de Deus em nós, nos tornamos pessoas compassivas. A verdadeira compaixão nos leva a interiorizar o sofrimento do outro. “Nossa vida vai adquirindo cor e alegria  quando somos capazes de ir renunciando a interesses egoístas, para  atrever-nos a atuar de maneira mais fraterna e solidária”.
Dá-nos, Senhor, sensibilidade para escutar com atenção o clamor de nossas juventudes!
Dá-nos, Senhor, disposição para conduzi-las a Ti!
Dá-nos, Senhor, compaixão para caminhar junto, passo a passo, fazendo caminho, construindo a história!


Postar um comentário