0 comentários

Vocação do Bv. Edmundo Bojanowski


Estamos  vivenciando um tempo muito propício para  refletirmos  sobre  nossa vida  como vocação, Dom maior recebido de Deus e colocado a serviço do Reino.  Somos convidados a mergulhar neste  mistério, buscando compreender pela fé, o sonho de Deus para cada um de nós.
O mandato de Jesus “Ide  por todo  o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”(Mc 16, 15)  se  estende a todo o  batizado.  Através de nossa vida, de nosso testemunho  nos  tornamos  evangelizadores, discípulos missionários do Senhor. 

Queremos partilhar a vida e  a vocação de um Leigo polonês, que nos  anos de 1850 procurou fazer de sua  vida uma resposta ao chamado de Deus que se manifestava no apelo do povo sofredor - Bv. Edmundo Bojanowski.
Edmundo, nasceu na Polônia em 14 de novembro de 1814. Desde criança experienciou uma  profunda fé orientado por sua mãe. De saúde muito frágil, maior parte de seus estudos realizou em casa. Muito dedicado buscou aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas (Literatura, Psicologia, Filosofia, Teologia).
Diante da  realidade de sofrimento  vivida por seu povo, Edmundo sente profundamente  o desejo de fazer algo. Dizia: “como cristão, não posso  ficar indiferente ao sofrimento de meu povo”.  Sentia arder em si o evangelho que diz: “vós sois  o sal da terra e  a luz do mundo” (Mt 5, 14). Consciente da missão a ele  confiada, coloca-se inteiramente a serviço, fazendo de  sua  vida  expressão do amor e da misericórdia de Deus para  com os  sofredores. Compreendia a missão de todo cristão através da expressão “Toda nobre alma é  como vela que  a si mesma  consome e a outros ilumina”- ser luz para  o mundo.
Bv. Edmundo cultivou desde muito cedo uma fé profunda e inabalável alimentada pelo Evangelho e pela Eucaristia. Apesar das muitas dificuldades encontradas, jamais  se deixou abater. Confiava na Divina Providência e  no amparo materno de Maria.
Homem  Bom e cordial, como era chamado pelo povo, Bv. Edmundo foi muito perspicaz diante da realidade  desenvolvendo projetos que auxiliassem o povo na busca de seus direitos e defesa de sua pátria, de sua  cultura e de suas  tradições.
No desenvolvimento de sua  missão, Edmundo, dócil a voz de Deus, foi se deixando guiar e a cada  dia era surpreendido pela ação divina em sua  vida. A missão por ele desenvolvida foi se espalhando pelo mundo através de jovens que desejavam participar desta obra. Em 03 de maio de 1850, funda a Congregação das  Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Em Maria, Serva do Senhor, encontramos inspiração e exemplo. Ela, pelo Sim a Deus, disse Sim a toda humanidade. Um Sim feito entrega, compromisso, doação colocando-se a serviço. 
Pai Edmundo, como era chamado carinhosamente pelas primeiras irmãs e ainda hoje,  faleceu em 14 de novembro de 1871. Em 13 de junho de 1999, foi beatificado pelo Papa João Paulo II em Varsóvia, Polônia.
Em 1954, a pedido de Dom Vicente Scherer, vieram 4 irmãs  ao Brasil assumindo a missão em Ilópolis-RS na área da saúde. Hoje, a Congregação desempenha diversas atividades nas áreas da saúde, educação infantil e pastoral no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Assim  como o Bv. Edmundo fez de sua  vida uma resposta ao apelo de Deus junto ao seu povo, também nós somos continuamente  convocados a  fazer de nossa  vida uma resposta-serviço a Deus colocando-nos inteiramente a sua  disposição para que  seu amor e sua  misericórdia alcance aqueles que  mais necessitam. 


Postar um comentário