Advento: Tempo de esperança

0 comentários

Advento: Tempo de esperança




A esperança está ligada à vida nova. O advento é o  tempo da espera, de aguardar a vinda de Cristo. O desejo é que o nascimento traga luz ao mundo, vida nova para a humanidade. O Cristo que nasce numa manjedoura, torna-se o portador da esperança.
Em todo agir das pessoas, a esperança é o verdadeiro motor. A esperança é a virtude da pessoa que ainda está a caminho, que ainda não possui tudo o que deseja. “Os que põe a sua esperança em Deus renovam as suas forças, abrem asas como as águias, correm e não se esgotam, caminham e não se cansam” (Is 40, 31).
A esperança é marcada pela alegria e pela vivacidade. A esperança eleva ao passo que a desesperança rebaixa. “A esperança é para nós  qual âncora da alma, segura e firme...” (Hb 6, 19).
O poeta francês Charles Péguy diz que a esperança é a virtude mais difícil, “talvez a única virtude difícil”. A fé - assim pensa Péguy-  vem por si. Mas a esperança não nasce por si mesma: Deve-se ter alcançado e recebido uma grande graça”. “A esperança vê aquilo que  ainda não é, mas será. Ela ama  o que ainda não é mas será”.
A esperança muda o comportamento concreto da pessoa. Precisamos estar preparadas  para “dar as razões de nossa esperança” (1Pd 3, 15) O fundamento da esperança é o próprio Cristo, que sofreu como nós e que morreu por nós: “o Justo pelos injustos, afim de vos conduzir a Deus” (1 Pd 3, 18).  Precisamos dar sempre satisfação a nós mesmas por que temos uma razão da esperança. A verdadeira razão é Jesus Cristo. Devo primeiro tornar claro para mim, porque tenho esperança, por que esta esperança tem a força de viver cheia de confiança e alegria interior mesmo quando as circunstâncias externas e internas falam contra.  A  resposta não a encontro de vez. Preciso trabalhá-la sempre de novo.
A esperança transforma, pois, a nossa vida. A esperança em Deus, que preparou grandes coisas para aqueles que o amam, permite que vivamos serenos e alegres neste mundo.
Qual é a razão de minha esperança?  Está ela ancorada, alicerçada em deus e seu Projeto? Onde deposito minha esperança?

Pedro em sua primeira carta reforça à sua comunidade a importância de manter a esperança  viva e ancorada em Nosso Senhor. Desta forma nenhum mal nos poderá abater.  1Pd 3, 13-17





Postar um comentário